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Técnica Rapport

Rapport é uma palavra de origem francesa que, literalmente, quer dizer relação. Pode ser traduzida como sintonia, harmonia, empatia ou confiança. Porém, ela é muito confundida por muitos com simpatia. Contudo, o Rapport não tem a ver simplesmente com simpatia, pois existem muitas técnicas para se estabelecer um bom rapport.


Alguns se referem a esse termo como empatia, afinidade, conexão. As expressões utilizadas para tentar traduzi-lo são as mais diversas possíveis. No entanto, um ponto é inquestionável: rapport é um pré-requisito para uma comunicação bem-sucedida. Independente de onde essa comunicação ocorre.


“Pode ser no setting terapêutico, em um aconselhamento, em uma venda, em questões pessoais ou na vida profissional. Ele funciona em qualquer lugar e com qualquer pessoa.”

A técnica do rapport é bem vinda em qualquer relacionamento, pois permite criar uma ligação de empatia com outra pessoa. Assim, o objetivo é gerar confiança no processo de comunicação, para que a pessoa fique mais aberta e receptiva. Fazendo isso, ela vai interagir mais, trocar e receber informações com menos resistência.


O Rapport aplicada na técnica do espelhamento


Dentre as práticas de estabelecimento imediato de Rapport, está o espelhamento da fisiologia da outra pessoa. Esta técnica possibilita a comunicação de mente consciente para mente inconsciente, evoluindo para uma interação de inconsciente para inconsciente.

A técnica do espelhamento pode ser feita de duas formas:

  • Direta – no espelhamento direto, imitamos a postura que o nosso interlocutor está usando, como se fôssemos espelho.

  • Cruzada – no espelhamento cruzado, adotamos a mesma posição do nosso cliente, porém espelhando de forma oposta.

Estabelecer Rapport é, portanto, espelhar, e espelhar é adotar, de forma natural, os elementos da fisiologia e comportamento do outro. É importante termos em mente que ainda que o espelhamento deve ser feito sempre de forma discreta e elegante e sem exageros. Deve ocorrer um movimento sincrônico com mínima amplitude.



Outras técnicas para estabelecer um Rapport


Além do espelhamento, existem outras formas eficazes para estabelecimento de rapport, tais como: o sorriso, o tratar o outro pelo seu nome, buscar conexões em comum. Há também o espelhamento da respiração da outra pessoa.


O rapport pode ser estabelecido antes mesmo do primeiro contato pessoal. Isso ocorre,por exemplo, quando a pessoa nos telefona. Nesse caso, podemos fazer o espelhamento prestando atenção na altura (volume) da voz (alto, médio, baixo).

Além disso, deve se ater também se a fala do interlocutor é lenta, normal ou rápida. Se a fala é contínua ou é entrecortada com pausas e também a musicalidade da voz.


Para efetivamente compreender o Rapport, é importante levar em conta os elementos que o compõe. Assim sendo, essa técnica exige atenção e equilíbrio dos seguintes elementos:


1. Contato Visual: olhe nos olhos; Sorria

2. Expressão Facial: positiva;

3. Postura Corporal: quando possível, fique de pé;

4. Equilíbrio Emocional: por meio de palavras, olhar, expressão e postura;

5. Tom de Voz: timbre utilizado para conversar;

6. Andamento: timing e ritmo da conversa;

7. Volume: intensidade da voz;

8. Comunicação Verbal: palavras escolhidas;

9. Comunicação Não-Verbal: gestos.



Dicas extras para aplicar as técnicas de Rapport


* Sorria: seja uma conversa presencial, via telefone ou vídeo. Não importa o canal da comunicação, o simples ato de sorrir muda a sua voz e deixa o interlocutor mais confortável;


* Seja otimista: mostre-se como uma pessoa “para cima”, que acredita no que fala. Essa ação faz com que você transmita confiança e autoridade de maneira positiva;


* Chame seu interlocutor pelo nome: quando possível chame o outro pelo nome. É claro que ao produzir um vídeo para o público, essa ação não será feita. Porém, caso receba um feedback ou esteja em uma reunião, por exemplo, faça isso. Se você deseja que o seu receptor se sinta próximo de você e importante, chame-o pelo nome;


* Escute: empatia também significa ouvir o que o outro tem a dizer. Afinal, de nada adianta conhecer todas as técnicas de Rapport, ser uma pessoa simpática e otimista se você não possui paciência para ouvir aqueles que estão falando com você. Em uma reunião online, essa é a parte de pedir o feedback, sugestões, tirar dúvidas, fortalecer o contato, etc.


* Comunicação Verbal: Escolha palavras que seu interlocutor utilizou na conversa e reforce elas durante a reunião.

 
 
 

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